quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Procissão das almas - Lenda Urbana


   A Lenda da Procissão das Almas, conta sobre uma velha, que vivia sozinha na sua casa, e por não ter muito que fazer, nem com quem conversar, passava a maior parte do dia olhando a rua através da sua janela, coisa muito comum no interior.

   Até que numa tarde quando estava quase anoitecendo ela viu passar uma procissão, todos estavam vestidos com roupas largas brancas (como fantasmas) com velas nas mãos e ela não conseguia identificar ninguém, logo estranhou, pois sabia que não haveria procissão naquele dia, pois ela sempre ia à igreja, e mesmo assim quando havia alguma procissão era comum a igreja tocar os sinos no inicio, mas nada disso foi feito.

   E a procissão foi passando, até que uma das pessoas que estava participando parou na janela da velha e lhe entregou uma vela, disse a velha guardasse aquela vela e que no outro dia ela voltaria para pegá-la.
Com a procissão chegando ao fim a velha resolveu dormir, e apagou a vela e guardou-a.
No outro dia, quando acordou, a velha foi ver se a vela estava no local onde ela guardou, porém para sua surpresa no local em que deveria estar a vela estava um osso de uma pessoa já adulto e de uma criança.


   Horrorizada, a velha senhora persignou-se e rezou o credo com devoção e fervor, repetindo esse procedimento algumas vezes durante o dia.
Um longo dia, por sinal, mas que finalmente se foi, como é o destino inexorável de todos eles.
E então, pouco antes da meia-noite, ela, trêmula de medo, devolveu os ossos e duas velas bentas à figura embuçada que lhe apareceu diante da janela, recebendo da mesma a seguinte recomendação: ”Que isto te sirva de lição, pois a Procissão das Almas não é para ser vista pelos viventes”.

   Dizem que a Procissão das Almas, em Mariana, é baseada nessa lenda, e por isso os devotos que dela participam usam os mesmos trajes e aparatos descritos pela senhora que presenciou a Procissão das Almas.


Fonte: Blog Lendas do Brasil
Link: http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/



1 comentário:

  1. Isso não é uma lenda, várias pessoas já viram a procissão das almas. Ela é comumente vista por pessoas que são videntes e nos Dia de Finados. Minha avó era Pernambucana, de Jaboatão. Ela contava que quando criança, no Dia de Finados ela com sua mãe que não acreditava foram até a janela à meia-noite e logo ouviram vozes (sussurros e gemidos) vindo da esquina da rua. Quando minha avó (ela era médium de berço, nasceu com esse dom) viu uma procissão e disse para sua mãe.A mesma não acreditou e disse para ela ir dormir. Minha avó, com a curiosidade típica de toda criança, deitou-se e logo que sua mãe saiu de seu quarto, ela abriu novamente a janela. A procissão estava passando, todos de camisolão branco e com capuz e não tinham rosto! Era só um vazio escuro, no lugar do rosto. Quando ela ia fechar a janela, uma dessas almas, lhe deu uma vela que ela amendrontada pegou, e pôs em cima do criado mudo ao lado de sua cama. Na manhã seguinte, ela acordou e foi mostrar a sua mãe: era um osso, sua mãe começou a gritar e seu pai que veio correndo, pegou o mesmo e o enterrou no quintal. Enfim, a procissão das almas pode ser vista sim por qualquer pessoa, sendo que essa pessoa tenha o dom da vidência e só no Dia de Finados.

    ResponderEliminar